domingo, 26 de maio de 2013

O dia do grande benfeitor

Por Francisco Frassales Cartaxo

A confusão vem de longe. Adotou-se a data do nascimento do padre Inácio de Sousa Rolim como se fora, também, a da criação do município. Instituiu-se por lei o “dia da cidade”, 22 de agosto, aniversário do padre mestre. Com isso, armaram um nó na história de Cajazeiras que, ao longo dos anos, só fez arrochar. Ninguém consegue desmanchá-lo. O professor José Antonio já anda rouco de pregar no deserto. Agora venho com um canivete tentar ajudar a desfazer o nó dado no ano de 1948. Ninguém questiona a justa homenagem ao padre Rolim. Impossível, porém, continuar apertando o nó, persistindo no erro histórico que confunde alho com bugalho.
Vamos recordar. Na época do Império, a emancipação política e administrativa se efetivava com a criação do município, cuja sede urbana era chamada de vila. A vila tinha, então, significado diverso do que é hoje. Hoje se associa vila à sede de distrito. Naquele tempo, não. Vila pressupunha a existência de um município, com limites territoriais definidos em lei e, o mais importante, autonomia. A vila gozava do status de rainha do pedaço. Do pedaço do território do qual era a sede. Antes de se tornar vila, legalmente, um arruado era denominado de “povoação”. Povoado ou povoação foi Cajazeiras antes da Lei Provincial nº 92, de 23 de novembro de 1863. Esta lei criou o município de Cajazeiras, desanexando-o do de Sousa. Portanto, 23 de novembro é a data da autonomia de Cajazeiras. Tanto é verdade que quatro meses depois houve a primeira eleição de vereadores no novo município, sendo as instruções eleitorais expedidas, em janeiro de 1864, pelo presidente da província da Paraíba, Francisco de Araújo Lima.  
Muita gente fica com um pé atrás, porque a lei fala em “vila” e não em “cidade”.  Era assim a organização político-administrativa naquele tempo. Cajazeiras só foi elevada à categoria de cidade treze anos depois, por meio da lei nº 616, de 10 de julho de 1876. Esta data nem de longe tem a importância da criação da vila junto com o município, em 1863. Essas diferenças de conceito legal dado, no século 19, à vila e à cidade tem gerado muita confusão.  Por exemplo, associar à luta pela emancipação de Cajazeiras o trágico morticínio eleitoral de 18 de agosto de 1872, no qual foi assassinado o tenente João Cartaxo. O que houve naquele dia foi uma forte disputa pelo poder local entre o Partido Liberal, chefiado pelo tenente João Cartaxo, e facções do Partido Conservador, comandadas pelo alferes João Pires Ferreira, de Santa Fé, então distrito da circunscrição eleitoral de Cajazeiras. Mas isso é outra história.
Vamos combinar o seguinte. Neste ano de 2013, a lei nº 92, de 23 de novembro de 1863, lei da emancipação de Cajazeiras, completa 150 anos, como bem lembrou José Antonio. Aproveite-se então para comemorar o sesquicentenário. Desate-se o nó. E como fica o “dia da cidade”? No dia 22 de agosto continuará a ser reverenciado o padre mestre Inácio de Sousa Rolim, na qualidade de grande benfeitor, mercê do impulso dado a Cajazeiras, em suas origens, ao transformar um simples povoado num centro de irradiação de cultura e ensino no interior nordestino. A câmara municipal, que ajudou a arrochar o nó histórico, tem competência legal para desfazê-lo. Revogue-se a lei municipal de 1848, transforme-se o dia 22 de agosto no “dia do grande benfeitor de Cajazeiras” e vamos festejar nossa emancipação na data certa: em 23 de novembro. 

sábado, 25 de maio de 2013

*Você Sabia?*



Colégio Estadual de Cajazeiras
1.º  Que em 1963 não existia colégios gratuitos em Cajazeiras e hoje existem três: Colégio Comercial Municipal "MONSEHOR CONSTATINO VIEIRA", Colégio Estadual e oof Colégio Professor "HILDEBRANDO LEAL"?


Colégio Comercial Municipal "MONSEHOR CONSTATINO VIEIRA"
 2.º  QUE o Colégio Comercial Municipal "MONSENHOR CONSTANTINO VIEIRA" desde quando encampado pelo Prefeito Francisco Matias Rolim, as despesas são pagas pelos cofres da Prefeitura Municipal, atigindo a cifra de NCr$ 40.000,00 anual?


Inauguração do Grupo Escolar Manoel Gonçalves, o Sr. Prefeito usa da palavra salientando a importância das novas unidades, frisando ainda a sua preocupação em dar ao município toda a assistência ao setor educacional


 





3.º  QUE EM 1963 a matrícula de alunos das Escolas Municipais era de 1.208 e logo no ano de 1.964 aumentou para 2.737 alunos?






A foto nos mostra a fachada da Casa do Professor construída no Sítio Fátima pelo Prefeito Francisco Matias Rolim







4.º QUE o Município mantinha apenas 62 professores primários contratados e efetivos e logo em 1964 o Prefeito Francisco Matias Rolim aumentou o quadro para 132?








5.º QUE o Prefeito Francisco Matias Rolim construiu mais Grupos Escolares de que todos os seus antecessores?

6.º QUE o Prefeito Francisco Matias Rolim para criar uma Escola em qualquer sítio do Município, basta saber que ali existem crianças em idade escolar?



7.º QUE o Prefeito Francisco Matias Rolim foi o único na Paraíba ou talvez no Brasil que modificou o calendário escolar do seu município, tendo com isto beneficiado a população rural, uma vez que as férias da Zona Rural é justamente na época em que os pais de famílias mais precisam do trabalho dos seus filhos menores, sendo os meses de férias: Fevereiro, Março, Abril e Setembro?


8.º QUE o Prefeito Francisco Matias criou uma gratificação especial para as professoras da Zona Rural, que parte de 50% até 100% dos seus vencimentos de conformidade com a freqüência comprovada em casa escola?




9.º QUE as Semanas Universitárias foram iniciadas no Governo Francisco Matias Rolim, as quais, receberam ajuda financeira da Prefeitura, além de outras contribuições?

Governador Pedro Gondim em visita à cidade de Cajazeiras, recepecionado pelo prefeito Francisco Rolim e pelo bispo D. Zacarias Rolim de Moura




10.º QUE a construção do Colégio Estadual foi iniciado no Governo PEDRO MORENO GONDIM, administrado pelo Francisco Matias Rolim, e mesmo assim deixaram de constar os seus nomes na placa inaugural?


11.º QUE existe em Cajazeiras três bibliotecas FRANCISCO MATIAS ROLIM?

A foto nos mostra a Banda Municipal feminina regida pelo maestro Esmerindo Cabrinha Silva


12.º QUE há mais de 30 anos em Cajazeiras não existia Banda de Música e hoje posse duas mantidas pela Prefeitura, inclusive os seus fardamentos, sendo uma do sexo feminino?

Terreno onde foi construído o Clube da AABB de Cajazeiras na década de 60


13.º QUE o Prefeito Francisco Matias Rolim foi o único a colaborar com os esportes em Cajazeiras, haja visto que construiu a Quadra do Tiro de Guerra, cooperou para a construção da Quadra de Futebol de Salão da A.A.B.B, doou refletores para a iluminação do Estádio “HIGINO PIRES FERREIRA”, além de muitas outras ajudas destinada ao referido Estádio?



14.º QUE o Prefeito Francisco Matias Rolim jamais deixou de atender as justas reivindicações dos Clubes de Serviços de Cajazeiras?

Reunião do Rotary no Cajazeiras Tênis Club. No centro, Chico Rolim com a esposa, Dr. Ruy Formiga e Deusdeth Leitão
O Pavilhão Adriano Brocos, recuperado pela prefeitura, onde são tratados 100 tuberculosos recebendo gratuitamente todos os serviços médicos e medicamentos


15.º QUE há mais de 20 anos existe um dispensário de Tuberculose em Cajazeiras e que somente na Administração Francisco Matias Rolim passou a funcionar, atendendo permanentemente cerca de 100 pacientes inteiramente grátis, após convênio firmado para o aludido e determinado fim?

A fachada principal do Hospital Regional de Cajazeiras, reconstruído pelo governo do Estado com a interveniência do Município de Cajazeiras.


16.º QUE o Hospital Regional de Cajazeiras esteve na iminência de um total desabamento e que graças aos entendimentos Francisco Matias Rolim passou a funcionar, atendendo permanentemente cerca de 100 pacientes inteiramente grátis, após convênio firmado para o aludido e determinado fim?

Serviços de água e esgoto no Bairro da Estação.


18.º QUE a vila de Engenheiro Ávidos jamais fora beneficiado pelos prefeitos anteriores, tendo recebido da Administração Prefeito Francisco Matias Rolim: um Grupo Escolar um Posto de Fomento e um Posto de Assistência Médico Dentário?
Com a presença do Chefe da Casa Civil  Dr. Edme Tavares representando o Governador João Agripino, o Prefeito Francisco Matias Rolim inaugura obras em Engenheiro Ávidos 

19.º o Prefeito Francisco Matias Rolim, o único edil que olhou com maior interesse para o funcionalismo de Cajazeiras, tendo sido o que mais deu aumento ao referido funcionalismo?




20.º QUE Cajazeiras em 1.963 era servida por 173 quilômetros de estradas de rodagem e o Sr. Francisco Matias Rolim aumentou para 452 quilômetros, podendo transitar qualquer tipo de carro de luxo da época atual em toda a área do Município?

A foto nos mostra o ato de extensão da rede elétrica de Paulo Afonso em Cajazeiras, na administração do Prefeito Francisco Matias Rolim
 A foto mostra a ocasião em que o Prefeito Francisco Matias Rolim fazia a primeira chamada telefônica usando um telefone público instalado no novo Mercadinho na avenida Engenheiro José Carlos Pires de Sá.

21.º QUE Cajazeiras quando o Prefeito o Sr. Francisco Matias Rolim assumiu o cargo não tinha água saneada, telefone automático e energia de Paulo Afonso e hoje tem tudo isso, graças à colaboração do aludido Edil?


A foto mostra a máquina Motoniveladora equipada com Budoze, comprada no segundo ano do seu governo pelo prefeito Francisco Matias Rolim
22.º QUE a segunda máquina MOTONIVELADORA das prefeituras do Estado foi adquirida pelo Prefeito Francisco Matias, custando a referida máquina atualmente cerca de NCr$ 200.000,00?

Início da construção da Avenida Pedro Gondim

23.º QUE o Prefeito Francisco Matias Rolim  já construiu calçamento em 21 ruas nos diversos logradouros da cidade?


Na foto o ato inaugural da eletrificação do Bairro dos Remédios, ocasião em que o Sr. Prefeito Francisco Matias Rolim liga a chave elétrica de Paulo Afonso; estiveram presentes o deputado estadual Dr. Epitácio Leite Rolim e demais autoridades civis, militares e eclesiásticas
24.º QUE o Prefeito Francisco Matias Rolim já instalou energia elétrica em 48 ruas da cidade?
Vista parcial da Avenida Francisco Matias Rolim, no Bairro de Belo Horizonte totalmente calçada, ajardinada e iluminada com lâmpadas a vapor de mercúrio pelo prefeito Francisco Matias Rolim. Este trabalho é parte das realizações desta administração e que realizando um velho dos moradores do bairro que durante todas as campanhas eleitorais anteriores recebiam promessa que só agora vieram se realizar
25.º QUE todos os candidatos a Prefeito prometiam fazer o calçamento do Bairro BELO HORIZONTE e somente o Prefeito Francisco Matias Rolim  realizou a referida obra?



26.º QUE as exposições de animais realizadas em Cajazeiras durante o governo do Sr. Prefeito Francisco Matias Rolim  a prefeitura colaborou, tendo na última contribuído com NCr$ 5000,00?

Entrega do prêmio á Mãe Cajazeirense no "Dia consagrado a todas as mães"


27.º QUE de tanto o Prefeito Francisco Matias Rolim  insisti para a volta do trem, o Ministro dos Transportes mando construir em tempo RECORD a rodvia compreendendo o trecho CAJAZEI- RAS/ANTENOR NAVARRO?


28.º QUE os cemitérios de Cajazeiras foram iluminados pelo Prefeito Francisco Matias Rolim?


29.º QUE quando o Sr. Francisco Matias Rolim assumiu a prefeitura, só existiam 4 veículos imprestáveis, e hoje possui 8 viaturas inclusive a MOTONIVELADORA em perfeito estado de conservação?


30.º QUE a cidade de Cajazeiras é a mais bem iluminada a VAPOR DE MERCÚRIO em todo o interior do Nordeste?


31.º QUE a transformação do emplacamento de ruas da cidade de Cajazeiras foi posto em evidência na administração do Prefeito Francisco Matias Rolim em cumprimento a um projeto de Lei de sua autoria quando vereador?
Aspecto da feirinha do Bairro Capoeiras, mas propriamente na Avenida Carlos Pires de Sá movimentando os moradores da zona sul da cidade nos dia quarta-feira. Para a criação desta feira o prefeito Francisco Matias Rolim dispensou os impostos dos vendedores que ali expõem seus produtos como um incentivo aos mesmos. Segundo os observadores a feirinha sobreviverá uma vez que já alcançou o seu terceiro no de funcionamento, funcionando nos dias de feriados, valendo-se ressaltar que é bem concorrida e no local são vendidos diversos produtos, desde a carne em talhe a peças de vestuário.


32.º QUE em Cajazeiras existia apenas uma feira e hoje existem três inclusive uma NOTURNA?

Início da construção da Avenida Pedro Gondim


33.º QUE o fardamento da Guarda Municipal, Guarda Noturna e do Pessoal da Limpeza Pública, é doado pela Prefeitura?
Calçamento da em frente da AABB



34.º QUE o Prefeito Francisco Matias Rolim foi o que mais doou terrenos para obras de utilidade pública em Cajazeiras?

Construção do bueiro que na Avenida Pedro Gondim.

35.º QUE o Prefeito Francisco Matias Rolim indenizou mais de 40 casas para o alinhamento de ruas, principalmente nos bairros da cidade?

A foto nos mostra o ato inagural de um bueiro que liga o Bairro Santa Cecília ao centro da cidade. Foi construída além desse em outros bairros da cidade cerca de 15 bueiros.

36.º QUE a Prefeitura fez transportar gratuitamente milhares de doentes para serem internados e submetidos a tratamento em centros mais avançados, inclusive para o sul do País?
Esta foto mostra o Edifício Centenário, construído em tempo recorde para as solenidade do primeiro Centenário do Município de Cajazeiras, que ocorreu no primeiro ano da administração Francisco Matias Rolim. Este edifício abriga as instalações da Coletoria Estado e a Associação dos Estudantes Secundários de Cajazeiras (AESC) assim como a Biblioteca Francisco Rolim. Este edifício foi construído em apenas 44 dias com verbas próprias do município.
37.º QUE o Prefeito Francisco Matias Rolim construiu um prédio de 3 pavimentos em menos de 60 dias, onde funcionam a COMPANHIA TELEFÔNICA, a AESC e a Coletoria Estadual?


38.º QUE em Cajazeiras não existia nenhuma Rádio Emissora e hoje possui duas, tendo o Sr. Prefeito Francisco Matias Rolim contribuído decidamente para este grande empreendimento?

O governador João Agripino é abraçado por Matias Rolim quando recebido no aeroporto.


39.º QUE quando o Exmo. Sr. Governador do Estado instalou a Administração de se Governo em Cajazeiras, o Prefeito Francisco Matias Rolim apresentou um relatório de reivindicações inclusive constou o pedido de construção de 300 casas populares em nossa cidade?


40.º QUE o Prefeito Francisco Matias Rolim não destacou sua administração em obras de fachadas, mas que em toda a área do Município existem obras por ele realizadas na zona urbana, suburbana e rural?

Realização do prefeito Francisco Matias Rolim no Distrito de Divinópolis: um cemitério Público que recebeu o nome inaugural de “Sagrada Família”.




41.º QUE o Prefeito Francisco Matias Rolim instalou um Posto-Médico-Dentário e construiu o Cemitério Público no Distrito de Divinópolis?


42.º QUE o Prefeito Francisco Matias Rolim atendeu cerca de 5.000 pessoas pobres em pagamento de receitas médicas?


43.º QUE o Prefeito Francisco Matias Rolim despendeu com a quantia de NCr$ 16.000 para atendimento das despesas realizadas por ocasião das comemorações do centenário de Cajazeiras?


44.º QUE o Prefeito Francisco Matias Rolim realizou muitas vezes mais do que prometeu durante a sua campanha eleitoral?

A foto nos mostra a posse do Prefeito Municipal Francisco Matias Rolim no Forúm da Prefeitura, no dia 31 de Janeiro de 1963, onde compareceu o então deputado cearense Dr. Francisco Vasconcelos de Arruda
 
45.º QUE a maior Cooperativa de Eletricidade Rural do Norte e Nordeste é a COOPERATIVA DE ELETRICIDA-
DE RURAL DO VALE DO RIO DO PEIXE, e QUE O Prefeito Francisco Matias Rolim colaborou decidamente para este grande empreendimento?



Se por ventura pairar alguma dúvida sobre a realização das obras enumeradas neste folheto, o Prefeito Francisco Matias Rolim se coloca à disposição de qualquer cidadão para comprová-las, bem como de outras que aqui deixaram de ser mencionadas porque seria por demais enfadonho.
Cajazeiras, Outubro de 1968


sexta-feira, 24 de maio de 2013

O coronel Juca Peba e a inauguração da agência do Banco do Brasil, em Cajazeiras

Desconfiado e matreiro, o coronel Juca Peba não era de muita conversa. Tinha dinheiro, e muito, guardado sob o travesseiro. Até o dia que inauguraram a agência do Banco do Brasil, em Cajazeiras. A gerente foi procurar o coronel Juca Peba com o argumento:
- Coronel, bote o dinheiro no banco. Vai ser guardado, bem guardado, e vai render juros.
Depois de muita conversa, e muitos cafés no varandão da casa, o coronel, ainda desconfiado, foi ao banco. Com 100 contos numa bolsa de couro. Tirou devagar o pacote. Contou. Uma, duas, três vezes. Depositou. Matreiro, ficou na espreita, na calçada, olhando, espiando o movimento do banco. Para ver se aquele troço não era tramóia. A desconfiança aumentou. Entrou no banco. Foi ao Caixa. Ordenou:
- Quero os 100 contos que eu botei aqui. Já.
Aflito, o bancário foi buscar o dinheiro. O coronel pegou o maço. Conferiu. Uma, duas, três vezes. E devolveu, sob a expressão juramentada:
- Eu só queria mesmo conferir. Pode guardar.