sábado, 18 de janeiro de 2014

Sobre o Autor do Quadro

Quadro que representa a chegada da família Rolim no Sítio Cajazeiras e início da fundação da cidade, 
pintado por W.J.Solha, exposto na Biblioteca Castro Pinto, resiste as intempéries do tempo, 
mas precisa urgentemente de ser restaurado. Não deixem essa importante obra plástica
que representa o princípio da nossa história se acabar. 

Waldemar José Solha (W.J.Solha com é conhecido) nasceu em 1941, em Sorocaba, Estado de São Paulo, mas radicou-se na Paraíba desde 1962. É escritor, cordelista e artista plástico. Tem também passagens pela artes cênicas. Escreveu e montou as peças: "A Batalha de OL contra o Gígante Ferr" em 1986, e "A Verdadeira História de Jesus" em 1988. Escreveu também "Os Gracos" (inédito), "A Bagaceira" e "Papa-Rabo"(montadas pelo ator e diretor Fernando Teixeira em 1982 e 1984),"Burgueses ou Meliantes" (peça dirigida pelo cajazeirense Ubiratan de Assis em 1988), e "A Batalha de Oliveiros contra o Gigante Ferrabrás", Montada por Ricardo Torres em 1991. 
Escreve os textos para "Cantata Pra Alagamar" - música de José Alberto Kaplan; gravação de Discos: Marcus Pereira 1980 e "Os Indispensáveis", - para música de Eli-Eri Moura apresentada em João Pessoa em 1992. Trabalhou como ator nos filmes "O Salário da Morte", dirigido por Linduarte Noronha em 1969; "Fogo Morto", dirigido por Marcus Farias; "Soledade", dirigido por Paulo Thiago (ambos de 1975); "A Canga", de Marcus Vilar, em 2001 e "Lua Cambará", dirigido por Rosemberg Cariry em 2002. 
É autor dos painéis "Homenagem a Shakespeare", de 1997, em exposição permanente no auditório da reitoria da UFPb e "A Ceia", de 1989, no Sindicato dos Bancários da Paraíba.  Como escritor é autor dos livros: "O Relato de Próculo"; "Israel Rêmora" (Prémio Fernando Chinaglia em 1974); "A Canga"; "A Batalha de Oliveiros" (Prémio Instituto Nacional do Livro, em 1988); "A Verdadeira Estória de Jesus"; "Shake-Up" e "Zé Américo foi princeso no trono da monarquia".

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário