terça-feira, 12 de janeiro de 2016

DONA ICA (Íracles Pires)

           DONA ICA (Íracles Pires) foi uma das primeiras referências em TEATRO de minha vida. Eu ainda criança em CAJAZEIRAS-PB, ouvia que a esposa de Dr. Valdemar (Médico que cuidou de mamãe até finalzinho da vida dela) lidava com Teatro. 
        E, todos reconheciam nessa Senhora uma LUTADORA. Dedicou sua vida à ARTE e a CULTURA. Todos(as) Cajazeirenses que hoje lidam com ARTE, de alguma forma devem um pouco a DONA ICA. 
       O antigo teatro de nossa cidade com seu nome é uma Homenagem de valia. Mas, é pouco diante do que esta Grande MULHER fêz pela ARTE e pela CULTURA de nossa cidade. Todos(as) filhos(as) de Cajazeiras devem saber que, se nossa Cidade tem nomes de expressão nacional como MARCELIA CARTAXO (Cinema), deve-se ao trabalho pioneiro, corajoso, e destemido de uma MULHER CAJAZEIRENSE chamada DONA ICA. ... e por DONA ICA (uma das 'Precursoras' do TEATRO PARAIBANO) eu brado: ... Viva a CULTURA NORDESTINA !!!!! ... 
           Viva a CULTURA POPULAR do Brasil !!!!! ... e como bradou DARCI RIBEIRO ... 
           Viva o POVO BRASILEIRO !!!!! 

(BOSCO MACIEL - Poeta, Folclorista, Cantador, Fundador da Casa dos Cordéis (Guarulhos-SP), e Membro efetivo da AGL - Academia Guarulhense de Letras) !!!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário