domingo, 31 de janeiro de 2016

*O modernismo de Cajazeiras/PB a partir da cultura teatral (1950-1960)*

Cajazeiras do Padre Rolim, diria certamente pelo seu signo é a cidade da cultura. Aqui surgiu o vanguardismo em várias áreas do conhecimento humano.
No corolário desta assertiva o blog disponibiliza um vídeo amador um narrativa da história do teatro em Cajazeiras da larva de Lidiane Lima Estrela, Walter Nunes de Sousa e Yan Bezerra, alunos da disciplina História do Brasil IV, do Curso de História da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

Abaixo uma sinopse do vídeo:

   Na década de 60 a cidade de Cajazeiras vivia um momento intensa atividade cultural, o pioneiro sistema de comunicação, a rádio Norte Publicidades Radiofônicas, a NPR, ainda jovem, mantinha diversos programas e narrava a cajazeirense.





 Clubes promoviam importantes eventos culturais, como no clube 1.º de Maio, a cidade assistiu o renomado e consagrado cantor Alcides Gerardi numa apresentação memorável em 22 de outubro de 1961.

   Além do clube 1.º  de Maio existia o clu-be Oito de Maio e fundado na década - de 50, o Cajazeiras Tênis, iniciativa de Fran-cisco Matias Rolim, o futuro prefeito Chico Rolim que iria dar vida a muitos setores da vida cajazeirense. 
Foi ali no Tênis Club que as primeiras companhias de teatro, começaram a se apresentar em Cajazeiras, mas qual era a ação disto com o contexto do Brasil.

Desta forma podemos ver que a vida cultural de Cajazeiras sofria ou recebia influ-ências das políticas nacionais de desenvolvimento e moder nização e assim desenvolvia o seu modernismo.



    Desta forma podemos ver que a vida cultural de Cajazeiras sofria ou recebia influências das políticas nacionais de desenvolvimento e moder nização e assim desenvolvia o seu modernismo
   O processo de moderniza ção com a criação de indústrias, fábricas e fortalecimento do setor comercial influenciou diretamente na práticas culturais, se na Cajazeiras neste período era um polo de desenvolvimento no estado da Paraíba era fácil imaginar como fervilhava as práticas culturais nas décadas de 50 e 60, fruto do período do estado-novista e do período JK e aqui destacamos o papel do teatro.

Em seus estudos Julieta Pordeus Gade-lha aponta os primeiros grupos teatrais de Cajazeiras como os Romei ros do Futuro da dé-cada de 30 e na década de 50 e 60 como o teatro de amadores de Cajazeiras, o TAC, fundado em 1953 e também o grudo amador de Cajazeiras, o grupo sob a direção de Geraldo Ludugero e assim como outros grupos que foram surgindo como a moderna equipe de teatro de Cajazeiras, o METAC, o grupo Boiada e o Grupo Terra.


Chico Cardoso apontando como um dos grandes nomes do teatro na região sertaneja em entrevista afirmou: "não se pode negar que o teatro teve início aqui em Cajazeiras sob a liderança incontestável de Íracles Pires”.






Nenhum comentário:

Postar um comentário