quinta-feira, 8 de agosto de 2013

O Dr. João Izidro que tenho na memória!


Dr. João Izidro tenho boas lembranças, papai sempre nos levava, eu e o Carlos Antonio, a qualquer sintoma de patologia, destas recorrentes às crianças.
Ele morava na Rua dos Ricos, vizinho à casa do finado Orcino Guedes. Um casarão de dois pisos, uma casa muito linda e elegante. Muro baixo com um gradilho alto e um portão lateral à esquerda que se abria para um lindo jardim.
Para entrar na casa, com belos arcos na sua fachada, onde funcionava o seu consultório, tínhamos que acessar uma escadaria bastante alta, acho que de uns dez degraus, que dava para uma área que fazia o papel da sala de espera. Para acessar o consultório havia um portão com as suas iniciais J. I., neste éramos recebidos pelo Dr. João Izidro todo de branco, cabeleira cheia penteada para trás, barrigudo, óculos de grau, talvez não me lembre mais dele pelo medo que eu tinha do doutor como qualquer criança. Uma vez papai se virando para o Carlos Antonio, vindo para casa depois de uma consulta, disse antevendo o futuro: "se Deus quiser, um dia você vai ser um médico". E comentava conosco que o pai de Dr. João Izidro era um homem de poucos recursos mas se empenhou em custear seus estudos e teve como resultado este bom homem, um grande médico. 
Eu estudava no Colégio Nossa Senhora de Lourdes e lá conheci sua filha Vera  e não sei por que também me lembro de Dr. Izidro sempre passando a pé pela calçada da Rua Padre Rolim em busca da catedral, provavelmente indo pra casa.
Após a morte de sua esposa, Dr. Izidro foi para a cidade do Recife onde veio a falecer.
Ozeni Liduína Araújo de Oliveira


2 comentários:

  1. Dr João Izidro era meu avô. Sou filho de Vera e morei com ele durante a velhice. Seguindo o exemplo dele cursei a faculdade de Medicina por 5 períodos, no que abandonei para fazer Engenharia Civil.

    ResponderExcluir
  2. Dr João Izidro era meu avô. Sou filho de Vera e morei com ele durante a velhice. Seguindo o exemplo dele cursei a faculdade de Medicina por 5 períodos, no que abandonei para fazer Engenharia Civil.

    ResponderExcluir