domingo, 4 de novembro de 2012

A festa da vitória irritou o bispo

por Francisco Frassales Cartaxo

A festa da vitória deu uma confusão tre- menda em Caja- zeiras. Calma, gente, não foi este ano, faz muito tempo. Na euforia da co- memoração da eleição de José Américo de Al- meida para governador, em 1950, as putas se juntaram às moças da sociedade. O vigário,  padre Américo Sérgio Maia, não gostou nada do que soube, assumiu as dores e lavrou veemente protesto público.
Conto como foi. José Américo, fundador da UDN em 1945, pouco tempo depois reor- ganizou na Paraíba o Partido Libertador (PL), encarregando o amigo Veloso Borges de arregimentar correr- ligionários para seu novo partido Juntou gente na Paraíba inteira. De Cajazeiras, entre muitos, ingressaram na nova sigla Ivan Bichara So- breira, os irmãos Otacílio e João Jurema, o prefeito Arsênio Araruna, Juca Bonifácio e outros admiradores cajazeirenses. Então Zé Américo se uniu ao PSD de Rui Carneiro, formando a Coligação Democrática Paraibana para enfrentar o que restou da UDN. E não era pouco: Argemiro de Figueiredo, João Agripino, os Ribeiro Coutinho, os Sátyro e outros, que se coligaram com o PR de Pereira Lira, o homem do cachimbo, amigo do presidente Gaspar Dutra.
Em Cajazeiras, a turma do PSD (Manuel Lacerda, Tota Assis, os irmãos Holanda, Acácio Braga, Eudes Cartaxo e muito mais gente) criou alma nova, e saiu a empunhar a bandeira da Coligação Democrática. Não deu outra. José Américo, pai dos pobres, salvador do Nordeste, orador ferino, venceu o pleito abraçado a Rui Carneiro. O povo de Argemiro quedou-se mais amarelo do que sua bandeira de campanha...
E a festa da vitória? Aqui passo a palavra ao Correio do Sertão (ano 2, nº 16, novembro/1950), mensário da diocese de Cajazeiras, que nessa época tinha como redator-chefe padre Américo Sérgio Maia, primo e aliado de João Agripino, que assim se expressou, sob o título “Repulsa”:
Ponto negro constituiu o baile popular da grande Festa da Vitória, em Cajazeiras, dia 5 deste mês. Em nome da democracia, dele fizeram parte as infelizes mundanas da ponta da rua!... A coisa foi tão revoltante que, apesar da vertigem do triunfo, as senhoras de bem e as moças da sociedade imediatamente se colocaram à margem da dança. Isso, porém, não basta. Deixando a salvo as considerações político-partidárias, aqui está o Correio do Sertão, devidamente autorizado pelo Sr. Bispo diocesano, para gritar bem alto um protesto, uma maldição contra essa democracia que perdeu a noção da profilaxia social, que renegou a nobreza de nossa vocação cristã para chafurdar na lama da imoralidade. Se democracia é rebaixamento moral, de bom grado renunciaremos a ela. Se democracia é cabaretização das famílias e da sociedade, que desapareça do Brasil cristão. Será que os responsáveis por esse ultrajante acontecimento pensam que o governador José Américo se julgará honrado com o afeto aviltante dessas pobres desviadas, que são ao mesmo tempo as vítimas e as provocadoras da corrupção social? Será que a presença das mundanas derrama luz e fulgor sobre a grande vitória do novo governador?




Nenhum comentário:

Postar um comentário