Em toda a sua extensão, a Rua Padre José Tomás vai da Rua Padre Rolim até a Rua Engenheiro Carlos Pires de Sá, no Bairro das Capoeiras |
Já houve quem dissesse que a Rua Padre José Tomaz se formara à margem de um caminho que dava à cidade, daí a explicação da sua sinuosidade. Ela, em toda a sua extensão vai da Rua Padre Rolim até a Rua Engenheiro Carlos Pires de Sá, no Bairro das Capoeiras. O trecho que atualmente lhe dá mais movimento, tinha, inicialmente, a denominação de Rua do Comércio e, mais à frente, após a Praça Coração de Jesus, era conhecida como Rua do Coração de Maria.
Esta foto foi gravada no momento em que o calçamento da Rua Padre José Tomaz estava sendo feito. Observe bem que no canto esquerdo da mesma, há um monte de areia. Onde estão os postes de luz, o meio-fio está inacabado. No lado direito, na esquina onde hoje funciona a Danielle Boutique, dá pra ver – com detalhes – os operários trabalhando na pavimentação. Lá no fundo, na calçada da Lanchonete São Braz, tem outro operário trabalhando. No meio da foto, estacionado, um caminhão usado para transportar a areia, está debaixo do antigo pé de trapiá.
Esta foto das publicadas é a mais antiga. Ainda não tinha sido construído o prédio das Lojas Pernambucanas. |
A Rua do Comércio que correspondia ao quarteirão que defrontava com o Mercado Público contava, em 1890, com apenas oito prédios, todos eles destinados à atividades comerciais. O trecho denominado de Rua do Coração de Jesus tinha dez casas e a Rua Coração de Maria, pequenos prédios residenciais, perfazendo o total de trinta e duas casas.
Praça Coração de Jesus, antiga Praça dos Carros |
Essa denominação era quase toda de inspiração popular, sem nenhuma ingerência do poder público municipal. Só, no início do século passado, a edilidade começou a se preocupar com a denominação de logradouros públicos, numerando os prédios neles existentes. Vem dessa época a denominação de Rua Padre José Tomaz que era, já àquele tempo, uma das artérias mais movimentadas da cidade, pela sua localização no trecho de maior atividade. Foi calçada, a paralelepípedo, pelo Prefeito Joaquim Gonçalves de Matos Rolim. do prefeito Francisco Matias Rolim, ganhou pavimentação asfáltica.
Extraído do livro Ruas de Cajazeiras, Deusdedit Leitão, 2005, pag. 18 e 19
Galeria de fotos históricas da Rua Padre José Tomás:
O Padre José Tomaz de Albuquerque foi o primeiro vigário de Cajazeiras. |
Praça do Espinho |
A loja de Álvaro Marques
|
Carreata de Aero-Willys e Jeeps
|
Feira de Cajazeiras, Rua Padre Manoel Mariano com Padre José Tomás
|
Colégio das Carmelitas na Rua Padre José Tomás
|
Outra foto da Praça dos Carros
|
Trecho da Rua Padre José Tomás entre a Padre Rolim e a Praça João Pessoa
|
Textos extraídos do Livro Ruas de Cajazeiras - Deusdeth Leitão
Nenhum comentário:
Postar um comentário