domingo, 26 de junho de 2016

OS VITRAIS DA CATEDRAL NOSSA SENHORA DA PIEDADE!

     Os fiéis assíduos se com os novos vitrais que nem se tocam com a beleza ímpar  nossa catedral, estas imagens de Nossa Senhora, inclusive, do calvário de Jesus Cristo. São dezenas de vitrais que são obras de arte que logo chamam a atenção dos visitantes eventuais.
     A nossa Igreja Catedral é um dos símbolos mais importantes de fé cajazeirense e o principal cartão postal da cidade. 

     No dia 31 de janeiro de 1937 foi lançada a pedra fundamental para a construção da nova Catedral de Cajazeiras. Com uma procissão que se iniciou em frente ao Colégio Nossa Senhora de Lourdes, o bispo Dom João da Mata e os padres Gervásio Coelho e Vicente Freitas, e mais Acácio Rolim, juntamente com os fiéis católicos de Cajazeiras, chegaram até o terreno pela Rua Padre Rolim, onde foi celebrada uma missa com a presença de várias autoridades da cidade bem como o prefeito do município, Joaquim Matos de Sá.
     Depois desta primeira procissão, outras foram realizadas, partindo de diversos pontos da cidade, onde existiam pedreiras, para que os fiéis, em sinal de colaboração para a construção da Catedral, conduzissem pedras na cabeça para edificar a Catedral. Ao leste da futura catedral já estava sendo erguido o Palácio Episcopal e ao oeste, o famoso casarão do coronel Peba, que era considerado o cidadão mais rico de Cajazeiras.
     Dom João da Mata foi transferido de Cajazeiras no ano de 1941, sem ver o seu sonho concretizado: o de concluir a construção da Catedral.
Gazeta do Alto Piranhas


Nenhum comentário:

Postar um comentário