sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

RETALHO DE CAJAZEIRAS (1)

     O largo que se abre em frente ao Cemitério Coração de Maria, dando acesso à Rua Padre José Tomaz, é cortado por um pequeno regato que, no inverno, dificultava um pouco o trânsito, até mesmo de pedestres, que atra- vessavam aquela artéria, prejudicando, sobretudo, a passagem de cortejos fú- nebres conduzindo féretros para o sepultamento naquele Cemitério.
     Dom Moisés Coelho, nosso 1º Bispo, de saudosa memória, durante a seca de 1919, para socorrer os flagelados de nossa cidade, aplicou o dinheiro que lhe era enviado do Sul do País por autoridades civis e religiosas e entidades filantrópicas, em construções de aterros de ruas, bueiros, e pequenos, pontilhões dentro do pe- rímetro urbano. Deu trabalho aos famintos, os velhos e moços, homens, mulheres e meninos, os quais, no final de cada dia, recebiam uma diária em dinheiro, pelo trabalho prestado durante o horário de serviço.Dom Moisés Coelho, nosso 1º Bispo, de saudosa  memória, durante a seca de 1919, para socorrer os flagelados de nossa cidade, aplicou o dinheiro que lhe era enviado do Sul do País por autoridades civis e religiosas e entidades filantrópicas, em construções de aterros de ruas, bueiros, e pequenos, pontilhões dentro do perímetro urbano. Deu trabalho aos famintos, os velhos e moços, homens, mulheres e meninos, os quais, no final de cada dia, recebiam uma diária em dinheiro, pelo trabalho prestado durante o horário de serviço.
     Aquele largo, em frente ao Cemitério, foi beneficiado com a construção de um pequeno pontilhão, que resolveu o problema da passagem dos transeuntes vindo e voltando da cidade, tornando-se fácil o acesso ao Cemitério,sobretudo na época invernosa.
     Com o correr dos anos, ao lado oeste daquele logradouro, foi construído um grande prédio escolar, que recebeu, como homenagem ã memória do grande Bispo filho de Cajazeiras, o nome de: GRUPO ESCOLAR DOM MOISÉS COELHO.
     0 Prefeito OTACÍLIO JUREMA, na gestão do seu primeiro mandato, desen- volvendo o programa do plano urbanístico de sua administração, procurando melhorar a paisagem de nossa cidade, construiu ali, naquele local, uma praça muito bonita, espécie de pequeno bosque, à qual, em homenagem muito justa prestada pelo Município de Cajazeiras ao nosso sempre lembrado 1º Bispo recebeu a denominação de - PRAÇA DOM MOISÉS COELHO.
     Na atual administração do Prefeito Francisco Matias Rolim, aquela Praça foi incluída no programa do Plano Diretor da cidade, para a devida reconstrução, objetivando a modernização de sua estrutura, dando uma estética nova àquele logradouro, colocando-o entre os mais importantes de nossa cidade.
     Feito o levantamento topográfico daquele local e elaborado o desenho da planta do projeto de reconstrução da Praça, o Prefeito Matias Rolim determinou o desmonte da antiga estrutura, atacando os serviços da nova construção implantando aí, de acordo com as normas da técnica um jardim moldado em estilo moderno.
No dia 04 de fevereiro de 1978, à noite, com a presença de autoridades, imprensa falada e escrita, banda de música, escolas de samba, blocos carnavalescos e povo em ge- ral, o Prefeito Francisco Matias Rolim de- clarou inaugurada aquela Praça, totalmente restaurada, apresentando, ao público, de- talhada prestação de conta referente às des- pesas efetuadas com a reconstrução da- quele logradouro, fazendo a entrega do mesmo ao povo.
Aí está a nova Praça Dom Moisés Coelho, totalmente reconstruída, dotada de um sistema ultramoderno de luminária, cujo local é atualmente o ponto chique da cidade, motivando atração, sobretudo à noite, para os que buscam momentos de lazer num recanto delicioso, usufruindo a sensação de um passatempo agradável.
      A Praça Dom Moisés Coelho, com a nova estética de logradouro público mo- derno, agrada aos que vi- sitam Cajazeiras e dá uma impressão maior da paisagem de nossa cidade, destacando a grandeza das realizações da administração do Prefeito Francisco Matias Rolim que merece, por isso mesmo, os aplausos da comunidade ca- jazeirense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário